Festa infantil em buffet ou em casa? Qual é a melhor opção?

Oi pessoal!

Faz tempo que queria escrever sobre este tema para vocês, afinal foi na festa de aniversário da Chiara deste ano que obtive a minha primeira experiência em buffet infantil.

20130309_123106

 

Foi muito linda, mas como tudo na vida, há prós e contras. Nem preciso falar que a principal vantagem de se fazer em buffet infantil é que podemos chegar na hora da festa e está tudo pronto! Isto é fantástico! Cansaço zero!

DSC_0131

IMG-20130310-WA0012

Outro ponto positivo são os brinquedos para a criançada, eles se divertem muito! E os buffets estão cada vez mais profissionais neste quesito: até percurso de arvorismo tinha neste que fiz a festa. (Porém, quando fazemos a festa em casa podemos também alugar brinquedos e/ou contratar uma empresa de recreação que também é muito legal)

20130309_144829

20130309_130412

20130309_145340

A tranqüilidade de contratar tudo em um mesmo local, confirmar tudo com uma pessoa só, também é muito positivo. Não precisa ficar ligando para o moço das cadeiras, a moça dos doces, bebidas…. (se bem que agora há empresas que podemos contratar para o local da festa e oferece todos os serviços). Porém, é interessante ligar na semana da festa no buffet para confirmar todos os serviços contratados, é uma garantia para não termos surpresas desagradáveis na hora.

20130309_145657

Encontro das primas de várias “gerações” da Chiara, da vovó Cleide, da tia avó Neide e da tia-bisavó Ivone (que confusão!!!hehehe)

20130309_150020
Outra vantagem é que os buffets são apropriados para festas infantis, ou seja, não fica nada adptado como em casa, que às vezes o salão é pequeno, ou a área não é coberta, ou tira todos os móveis.

20130309_150755

No buffet, literalmente não precisa se preocupar com nada, tudo chega na sua mão com muita tranqüilidade…não precisa se desesperar como em casa: cadê o fósforo? escrever o nome nos presentes??? quem apaga a luz???? hehehehehe quem nunca se preocupou com isto????

IMG-20130310-WA0006

Agora, o maior ponto negativo do buffet é a impessoalidade, ou seja, nada foi feito por vc, quase um delivery: agora sai uma festa das princesas, a noite dos carros, amanhã da barbie… e assim por diante! tudo igual para todos! De verdade, não me agrada nem um pouco… gosto de colocar a mão na massa e preparar a festa pensando qual é a decoração que mais tem a ver com meus filhos, a lembrança, gosto de personalizar!

20130309_122514

Apesar de ter a lembrança do buffet, eu criei a lembrancinha personalizada, que foi um imã de geladeira, que já é tradicional na nossa família (fazemos coleção!!!hehehehe). Disto eu não abri mão!!!

Chiara aniversário 4 anos certo

Outro ponto negativo é o preço, sai bem mais caro do que uma festa organizada por vc. Mas se vc. quer ter tranquilidade, vale a pena, pois hoje os buffets dividem em várias vezes o valor da festa, ou seja, mal terminou de pagar uma, já começa a pagar do outro ano….Acho que vou abrir um “consórcio” para festas infantis!!! heheheh o que acham???? brincadeira…

Na verdade, a festa vai se adequar a realidade dos pais: disponibilidade, o quanto quer gastar, estilo de vida, no momento de vida que a família está enfrentando… mas, o que vocês devem estar se perguntando agora??? Tudo bem Camila, você escreveu, escreveu, escreveu…mas o que vc. faria hoje se tivesse um outro filho?

1 – Se não ligasse para o “encontro da família e amigos” (pois são nestes momentos que conseguimos reunir todos), eu não daria festas, todos os anos comemoraria com uma viagem super especial!!!

2 – Porém, acredito que na época em que todos os amigos começam a dar festas, o meu novo filho iria solicitar algo neste quesito, ou seja, se não me importasse com o encontro familiar, faria uma tarde especial do meu novo filho com os amigos apenas.

3 – Hand made ou buffet? Depende da correria da minha vida: não adianta nada fazer tudo personlizado, feito por você e no dia da festa não aproveitar, porque está caindo de sono e de cansaço. Hoje, optarei por buffet ou alguma empresa que me traga tudo! Apesar de não me satisfazer como mãe com isto! Mas fazer o quê…querer não é poder!!!

4 – Sonho de consumo: atingir o “menos é mais”, ou seja, gostaria que a festa não fosse vinculada a presentes e sim, ao prazer de estar ao lado das pessoas e viver o momento! Uma festa ideal para mim seria cada convidado trazer um prato de comida e o aniversariante daria o bolo, sem decoração, mas uma programação de atividades com o envolvimento das pessoas, viver o momento… um almoço de domingo na casa da avó, por exemplo!!!!hehehehehe Mas como explicar para o aniversariante que não irá ganhar presentes??? a nossa família ainda não conseguiu chegar nesta EVOLUÇÃO..quem sabe um dia! Alguém já vive este exemplo de festa ou algo parecido???

 

“Filosofei” demais…hehehe um beijão e enviem comentários!!! Até mais..

 

 

 

17 thoughts on “Festa infantil em buffet ou em casa? Qual é a melhor opção?

  1. Oi Camila, já fiz festa onde eu preparei tudo e já fiz festa em casa de festa como chamamos aqui no Rio. Eu concordo que o ponto negativo é a impessoalidade. Já na festa feita por nós a questão é o controle dos gastos. Eu acabava caindo naquela “é só mais isso” e aí quando eu via já tinho ido além do orçamento planejado.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com
    #amigacomenta

  2. Oi Camila! Aqui não tivemos ainda a experiência de uma festa em buffet e confesso que gosto de proporcionar à AL a sensação das festinha de antigamente, feitas em casa, abrindo os presentes e colocando em cima da cama. É verdade que é muito mais cansativo mas o prazer de poder preparar tudo de perto e colocando a mão na massa me atrai demais! 🙂
    Linda festa, parabéns!
    Beijo
    Débora
    #amigacomenta
    @personalbebe
    http://www.personalbebe.com.br

  3. Kkkkkkk ante de ter filho eu achava q festa em buffet era a melhor opção q uma mãe poderia ter e o melhor presente q poderia dar ao seu filho. Hj eu não consigo pensar em uma festa dos meus filhos q eu não tenha pensado e feito cada detalhe kkkk
    Ainda hj passei na frente de um buffet pertinho de casa e fique pensando se seria negociável contratar tudo exceto a decoração… No proximo ano o Nanni faz 4 anos e daqui a muito pouco ele vai querer comemorar com os amigos e fico divagando como posso administrar tudo isso.
    Bjs
    Mari
    http://maricriando.blogspot.com.br
    #amigacomenta

  4. Já fui em festa em buffet e não gostei de algumas coisas, talvez se fosse fazer procuraria mais informações sobre o local, tenho feito as festinhas em casa mesmo, doces e salgados encomendo, o restante tipo: decoração e lembrancinha eu mesma faço. Cansa mas vale a pena.
    Bjs
    #amigacomenta

  5. Eu tb já fiz nos dois. Prefiro em casa porque gosto de fazer a decoração e no buffet nem tem chance e fica bem mais barato, Eu faço a decor mas compro toda comida e contrato garçons para servir, pois concordo com vc, economizar mas ficar “morta” na festa nao compensa rs. Aqui tem o salão do meu prédio, vejo tb q muita gente faz em buffet por nao ter espaço em casa né? beijo camila e tava linda a festa da chiara, essa princesinha!

  6. Eu não preciso nem dizer que adoro festas diferentes: com rodas de músicas, contações de histórias, oficinas de lembrancinhas.Hoje TUDO isso é meu ganha pão, faço isso profissionalmente,mas tudo começou com os aniversários dos meus filhos. Gosto de abraço, de beijo, de lugar com cheiro de criança. Meus filhos gostam de receber os amigos em casa, de mostrar os brinquedos, de correr no quintal (que é minúsculo por se tratar de apartamento térreo)….sou a favor da festa em casa, com a nossa cara.
    Claro,ninguém pode negar a praticidade do buffet, mas…..

  7. Eu atendo aos dois casos faço lembranças para festas em Buffet e festas em casa. Observo que muitas mães trabalham e não tem tempo para organizar a festa em casa ou mesmo não tem habilidades manuais para a decoração e lembrancinhas. Eu sempre tive grande habilidade manual mas quando meu filho era pequeno eu não tinha tempo para fazer nada para ele trabalhava muito e não sobrava tempo para nada.
    Acho que as duas formas de comemoração são validas o que importa é a realidade de cada família e o que eles consideram importante e ideal. O QUE IMPORTA É COMEMORAR ESSA DATA TÃO IMPORTANTE. beijos a todas

  8. Camila, estou nessa fase de preparativos para o aniversário do Nico. Ano passado eu fiz tudo, tudo, tudo inclusive a decoração. Foi lindo, mas foi muito cansativo. Esse ano eu encomendei a decoração que foi o que mais me cansou. Mas a festa será na chácara, onde o Nico gosta de estar, gosta de brincar e já conhece o lugar. Esse lado impessoal do buffet realmente pra mim é um grande ponto negativo.
    Espero no ano que vem colocar o Nico pra me ajudar com sua própria festinha e espero que até lá minha casa esteja pronta. No mais vamos seguindo em frente e observando as melhores opções de acordo com o momento que estamos vivendo.
    Grande beijo, e saudade!

  9. O aniversário de 6 anos da minha filha foi em buffet… a comodidade de não ter de meter a mão na massa pra nada já foi o suficiente pra suplantar todos os possíveis pontos negativos. Foi só pagar e aproveitar.

    Fazer festa em casa é bom quando você não tem vizinhos perturbados reclamando de barulho no apartamento ou um síndico chato reclamando do barulho no salão de festas… isso em Santos é praticamente uma tradição da cidade. E nada pior do que ficar o tempo todo pra molecada: “Gente, fala baixo, que a vizinha do 84 já interfonou 4 vezes reclamando do barulho.”
    Já fui em festa de filho de amigo meu onde os outros moradores ficaram olhando feio pra gente… um chegou a comentar “festa de criança no domingo, quando a gente quer descansar… acabou o respeito!”
    Por pouco eu não o mandei praquele lugar do corpo onde não bate sol…

  10. Vou falar como experiência de anos de festa afinal agora faço festas para neto rsrsrrsrs acho o buffet perfeito não tem problemas com chuva pois não vejo festa em casa que esteja preparada para um diluvio repentino outra coisa contrato o salão de festas com o buffet então temos direito a decoração aqui funciona assim como já aconteceu eu e minha filha detestamos a decoração então trocamos o que mais o buffet pode me dar a melhor opção balões não tem erro qualquer um faz e contratamos a decoração preferida elas já sabem que dou palpite em tudo onde vou querer isso ou aquilo e o detalhe mais importante faço todos os personalizados do meu jeito e arrumo a parte de guloseimas amo essa parte começo 6 meses antes não tem como não ficar personalizada ai vcs podem falar qual a vantagem contrata e fica fazendo a vantagem o prazer de ver que tudo saiu como planejei não me preocupei com espaço, comida, bebida, garçons, mesas etc mais a decoração tem minha assinatura, e fica como eu desejei minha filha tem um ditado mãe o que vc inventa é por sua conta e eu amo tudo e adorei falar com vcs bjos

  11. Bom, sempre fui ” contra” festas em buffet, pela grana investida sendo que né… nem tem tanta necessidade assim, pelo fato de ser impessoal, tudo muito igual, e também porque sempre gostei de coisas mais simples, sabe? Todo mundo sabe onde é o banheiro de casa, todo mundo e´de casa, todo mundo abre a porta da geladeira e boa!

    Os 3 aniversários da Beatriz eu fiz em casa, os dois primeiros com temas personalizados e o ultimo com o tema da Pucca que ela escolheu. Tudo simples, bolo feito pela avó, convite no boca a boca e por aí vai. Adoro mesmo, acho super bacana e tudo mais. Mas da um trabalho do caramba, e nem sempre temos espaço para alugar e colocar brinquedos e sempre optamos por outra alternativa (tipo, lapis de papel para as crianças, massinha ou os próprios brinquedos da Bia).

    Dai que esse ano quero fazer uma festa mínima, bem essa coisa do menos é mais, sabe? Só um bolo e um refri, chamar amigos mais próximos e o pessoal ” de casa” só. Tema comprado, essas coisas.

    Meu preconceito com buffet acabou quando fui em uma festa da filha de uma amiga, aqui em Campinas e conheci um buffet muito bacana, animado, com comida gostosa, preço super acessível e o mais legal é que eu POSSO levar a decoração. Ou tipo contratar alguém por fora para fazer uma decoração personalizada sabe?Eles alugam o local, os brinquedos, os funcionários, todos os outros contratos e eu entro com a decoração por fora (e nisso economizo uns 300 reais!) foi amor a primeira vista!

    E daí decidi meio que por cima de fazer o aniversário do ano que vem da Beatriz lá, 5 aninhos, ela entenderá melhor, vai se divertir mais e táls 🙂

    Enfim é isso, quase fiz um post nos comentários né?rs

    Beijos

  12. Buffet e td de bom,nao tem nem que discutir,principalmente se tiver muitos brinquedos.As crianças amam.Mesmo qdo faco em buffet dou meu toque pessoalmente.Geralmente faco as lembrancinha e doces personalizados.Ano passado fiz em casa.Ficou liiiiiiindo,todos elogiaram muito,mas que eu trabalho deu,sem contar que da pra gastar um bocado,nao fica tao barato nao.

  13. Camila apesar de concordar com você em vários fatores, adoro fazer e preparar as festas da minha filha. Já fiz em buffet, parques, haras e no salão do prédio que foram as mais gostosas porque preparei tudo! Mas com o passar dos anos e a minha já chegou nos “10”, começa a pedir coisas diferentes, por isso esse ano fizemos No Haras….uma tarde maravilhosa, a melhor festa de todas e ainda pude inventar minhas modas, pois o lugar oferecia essa possibilidade, então preparamos decoração de mesas, lembranças e tudo personalizado com o nome da aniversariante, foi um show! Um abraço, Cláudia

  14. Eu prefiro em buffets, sempre faço a festa dos meus filhos neles, tem um em especial que gosto muito o Kity Park Buffet aqui de São Bernardo, ABC.. ja fiz várias festas quando meu filho mais velho era mais novo, agora vou fazer a festa de 13 anos dele lá, tem várias opções de festa Teen e para escola.. isso que é bacana, não é só infatil.. tem atrações para adolescentes também… fica a dica para quem é a região http://www.kityparkbuffet.com.br/

  15. Estou passando exatamente por esse momento. Mês que vem é o aniversário de um ano do meu único filho e pensei em fazer nessas casas de festas, mas estou com essa mesma impressão, somos literalmente convidados para a festa, não nos preocupamos com nada! Para alguns isso pode ser bom mas acho que pelo menos no 1 aniversário do meu filho ele merece mais dedicação minha!

Obrigada pela participação! Um grande abraço da Família Viver Bem Bom